Johnny Alf – Desbunde Total (1978)

Alfredo José da Silva, Johnny Alf, o “Pai da Bossa”, ” o segredo mais bem guardado da MPB”, ou “Genialf”, como Tom Jobim o chamava, era carioca de Vila Isabel e começou ainda criança a tocar piano.De sólida base musical erudita, ouvia Radamés Gnatalli no programa “Um Milhão de Melodias”, o jazz norte americano pela Rádio Cruzeiro do Sul, os arranjos de Lírio Panicalli, a voz de Francisco Alves e, principalmente, Nat King Cole, de quem J.A era fã desde menino. Inspirado pelo Cinema e a música de Cole Porter, Gershwin e Irving Berlin. Nessa mesma época, frequentava o modesto mas importantíssimo Sinatra-Farney Fã-Clube, aos sábados no porão do sobrado da Rua Moura Brito, na Tijuca. Lá, era ponto de encontro de jovens como Paulo Moura, João Donato, Tom Jobim, Luis Bonfá e outros que, como J.A adoravam escutar e conversar sobre música e contribuiu muito como núcleo criativo.

Tal criatividade reconhecida na música de J.A, influenciou músicos como João Gilberto. A música “Rapaz de Bem, de 1953, pode ser considerada a fagulha inicial para a Bossa Nova, que teve como marcos, gravações de Elizeth Cardoso e João Gilberto.

Desbunde Total é seu 7º disco, um álbum progressita, pra frente, c/arranjos seus e do gigante João Donato, acompanhados por Gilson Peranzzetta(pianos elétricos), Zé Bodega(sax), Helio Capucci(guit), Plinio Araujo/Fernando Pereira(bat), Tranka/Flamarion(baixo), e outros.

O disco ñ obteve sucesso na rádio, o que ñ espanta frente tantos outros discos c/reconhecimento tardio. J.A, kardecista, mostra sincretismo em músicas como “Oxum” e “Sidarta” unidas pelo samba e soul. “Anunciação” traz piano com phaser, quebras da andamento e melodia melodia rica. “Pra ñ falar de amor”,tema com a alma Donateana. “Olhaí” é outro balanço incrível com clavinet funky.

Craque na divisão rítmica dos sambas e esbanja nesse LP flertando c/ a essência rítmica do subúrbio carioca e c/o Movimento Black Rio. J.A ficou + de uma década sem gravar, à margem, tido como “difícil de vender”, talvez por estar à frente de seu tempo, como podemos notar desde o inicio de sua carreira. Em 1990 voltou aos estúdios.

Publicado por @revistasdecultura

Fonte: DJ Marcello MBgroove